Portugueses vão poder ir à escola aprender a serem mais digitais

21-02-2019

Portugueses vão poder ir à escola aprender a serem mais digitais

MUDA NA ESCOLA é o novo programa educativo que vai contribuir para a inclusão digital de adultos através de aulas em escolas secundárias.

O MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa, acaba de anunciar um novo programa educativo que tem como objetivo apoiar os portugueses que pretendam adquirir competências digitais básicas. O programa MUDA NA ESCOLA irá decorrer em Escolas Secundárias e contará com o envolvimento de jovens alunos voluntários que, sob orientação e supervisão dos professores, vão dar formações em sala de aula a adultos sobre como interagir com o mundo online, em sessões simples e práticas em oito módulos temáticos. 

O lançamento do MUDA NA ESCOLA acontecerá em 18 escolas secundárias piloto do norte e centro do país que decidiram abraçar este programa de inclusão digital para adultos com o compromisso de aproximar os jovens alunos a uma geração que pouco ou nenhum contacto têm com a internet. Pretende-se alargar posteriormente este programa as mais escolas secundárias em todo o País.

Existem hoje em Portugal mais de 2 milhões de portugueses que nunca utilizaram a internet e cerca de 4 milhões que fazem uma utilização ainda básica. No último relatório da Comissão Europeia – Digital Economy and Socienty Index - que compara o nível de digitalização dos 28 países da União Europeia, Portugal surge na 16º posição, abaixo da média europeia, principalmente devido às baixas competências digitais dos portugueses, sendo referido e citamos “O risco de exclusão digital para determinados grupos da população é particularmente elevado em Portugal. O maior desafio em Portugal reside na melhoria dos níveis de competências digitais dos seus cidadãos, especialmente entre os idosos e as pessoas com baixos níveis de educação ou com baixos rendimentos”.

Alexandre Nilo Fonseca, Fundador e Diretor Executivo do MUDA referiu que “Todos os portugueses têm o direto de poder beneficiar de todas as vantagens que a internet traz ao dia-a-dia das pessoas. O MUDA NA ESCOLA pretende ser uma resposta concreta e de proximidade que permita a inclusão de todos os portuguese numa sociedade digital.”

João Baracho, Diretor Executivo do CDI PORTUGAL, a entidade parceira do MUDA na implementação do programa MUDA NA ESCOLA acrescentou que “Num mundo em constante mudança é fundamental capacitar todos os cidadãos para os desafios que se colocam no futuro, tornando-os social e digitalmente integrados e, nesse sentido, mais autónomos, participativos e qualificados. Uma verdadeira mudança através da tecnologia!”

As sessões do MUDA NA ESCOLA são gratuitas e acontecem todas as terças-feiras, das 14h30 às 16h30 numa das 18 escolas secundárias piloto – para mais informações sobre as escolas piloto visitar o site www.mudanaescola.pt . O registo de presença nas sessões faz-se por uma chamada telefónica gratuita para o número 800 913 014 ou através do site www.mudanaescola.pt.

Este programa educativo é financiado pelo Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego do Portugal 2020.

SOBRE O MUDA

MUDA é uma iniciativa portuguesa promovida por um conjunto de empresas dos mais relevantes dos vários sectores da economia, universidades e pelo Governo Português que assumem, em conjunto, o compromisso de incentivar a participação dos portugueses no espaço digital e ajudar a tirar partido dos benefícios associados à utilização de serviços digitais, disponibilizados por empresas e pelo Estado, contribuindo para um país mais avançado, inclusivo e participativo.

Com a ambição de tornar a Portugal uma sociedade mais desenvolvida, com cidadania ativa, inclusiva e participativa, o MUDA pretende contribuir para reduzir o número de pessoas que não usam a Internet e aumentar o número de utilizadores com competências avançadas.


SOBRE O CDI PORTUGAL

O CDI (Center of Digital Inclusion) nasceu no Brasil há 24 anos por Rodrigo Baggio e é uma das mais reconhecidas Organizações Não-Governamentais a nível mundial, que está presente em mais de 15 países e em Portugal, desde 2013.

Tem como principais projetos o MUDA na Escola, os Centros de Cidadania Digital e o programa educativo tecnológico desde 2014 - o Apps for Good – presentemente na 5ª edição e que está em cerca de 1000 escolas do ensino básico e secundário.  

Mais informações em www.cdi.org.pt ou www.facebook.com/cdiportugal