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FAQ's

Como navegar na Internet de forma segura?

A utilização da Internet traz enormes benefícios mas também acarreta alguns riscos, nomeadamente para a segurança e privacidade do utilizador. Existem várias medidas que pode tomar para utilizar a Internet de forma mais segura: atualize os programas anti-vírus e de combate a adware e spyware no seu computador e mantenha sempre a firewall ligada; verifique a autenticidade dos sites a que acede e não ignore os avisos do seu navegador de que o site em que pretende entrar não é seguro; não abra anexos nem clique em links de e-mails recebidos de remetentes que desconhece ou que lhe pareçam suspeitos.

Como garantir a privacidade quando navego na Internet?

Uma das principais preocupações de quem usa a Internet é a proteção da sua privacidade. Existem formas de limitar a quantidade de informação que fornece a terceiros quando utiliza a Internet. Alguns navegadores, como o Firefox e o Chrome, têm a opção de navegar de forma anónima, o que reduz a informação que fornece. Leia a política de privacidade dos sites a que acede.

O que são cookies?

Um cookie é um pequeno pacote de dados enviados de um site para o navegador do utilizador quando este visita o site. Cada vez que o utilizador visita o site novamente, o navegador envia o cookie de volta para o servidor para notificar atividades prévias do utilizador. Os cookies foram desenhados para serem um mecanismo confiável para que os sites se lembrem de informações da atividade do utilizador, como senhas gravadas, itens adicionados no carrinho de compras numa loja online, links que foram clicados anteriormente, entre outros.

O que é phishing?

O phishing é um conjunto de métodos tecnológicos que levam o utilizador a revelar dados pessoais e/ou confidenciais. Este tipo de ataques é geralmente acompanhado por mensagens de spam (e-mails não solicitados), enviadas para vários utilizadores. Embora existam tipos de phishing que pedem os dados directamente por resposta ao e-mail, na maioria das vezes estão articulados com um website onde o utilizador preenche os seus dados. Geralmente os dados pessoais roubados dizem respeito a informações de contas bancárias, logins de contas online e outras informações confidenciais.

Como aderir a redes sociais?

Para participar numa rede social, é necessário registar-se no serviço (geralmente gratuito). O registo implica a associação de uma conta de e-mail e, em alguns casos, de um número de telefone, bem como alguns dados pessoais do utilizador. A partir da confirmação do registo, o utilizador pode começar a publicar e partilhar conteúdos através destes canais.

Como utilizar as redes sociais?

Os fóruns e redes sociais estão enraizados no nosso dia-a-dia. Enquanto seres sociais procuramos constantemente interagir com outros. Esta realidade também se aplica ao mundo da Internet, permitindo que as pessoas comuniquem entre si em qualquer parte do mundo. As redes sociais são uma boa maneira de se manter em contato com familiares e amigos, discutir sobre diversos temas com os seus amigos ou estabelecer grupos com interesses profissionais ou académicos em comum. As redes sociais permitem também partilhar fotos, vídeos e notícias que considere interessantes. Se utilizar as redes sociais assegure-se que configura a sua privacidade do modo que pretende e tenha em conta que tudo o que publicar poderá ser acedido por terceiros.

O que é o Home Banking?

O Home Banking consiste num serviço prestado pelos bancos que permite efectuar operações financeiras, como pagamentos ou outro tipo de transacções, através da internet acedendo a uma página segura do banco. Por regra, as páginas de Home Banking são seguras, uma vez que a informação partilhada é encriptada, impedindo que terceiros tenham acesso à mesma. Muitos clientes não utilizam o Home Banking por duvidarem da segurança do serviço e presumirem, erradamente, que é bastante vulnerável a fraudes, contudo o número de casos de fraude em Home Banking é bastante reduzido, desde que se sigam as instruções de segurança.

O que é o e-commerce ou comércio eletrónico?

Comércio eletrónico ou e-Commerce é a designação aplicável a qualquer tipo de negócio ou transacção comercial que implique a transferência de informação através da Internet. O e-Commerce engloba diferentes tipos de negócios, desde sites de retalho destinados a consumidores, a sites de leilões, passando por comércio de bens e serviços entre organizações. O e-commerce permite que os consumidores transaccionem bens e serviços electronicamente sem barreiras de tempo ou distância.

O que é um smartphone?

Um smartphone é um telemóvel mais sofisticado, equipado com software que permite a utilização de leitores de música e vídeo, navegar na internet, usar serviços de chat, realizar chamadas e vídeo-chamadas pela Internet em tempo real, utilizar aplicações (as chamadas apps) e aceder às redes sociais. Os smartphones funcionam com diversos sistemas operativos, designadamente com IOS, Android, Blackberry, Symbian e Windows Phone. Independentemente do sistema operativo, todos os smartphones permitem desfrutar do mesmo tipo de serviços.

O que é um tablet?

Um tablet é um computador portátil extremamente fino e leve que se diferencia dos computadores portáteis tradicionais por ter écran táctil em vez de um teclado, permitindo reduzir o peso e torná-lo mais facilmente transportável. Os tablets são normalmente mais usados em casa ou em ambientes profissionais. O seu écran de maior dimensão do que o dos smartphones é mais adequado para visualizar filmes, para ler ou para jogar.

Os smartphones e tablets são seguros?

Da mesma forma que os computadores, os smartphones e tablets também são vulneráveis a certas ameaças, casos do phishing, spam, malware e roubo de identidade ou de informação pessoal. As precauções a tomar são as mesmas de quando navega na Internet a partir de um computador.

Como proteger o smartphone?

Existem várias medidas que pode tomar para tornar o seu smartphone mais seguro. Em primeiro lugar, proteja o seu telemóvel com uma password e ative o autobloqueio para quando o smartphone está inativo. Não faça download de apps fora das lojas próprias dos sistemas operativos (Google Play, App Store, Microsoft Store). Utilize um antivírus e realize análises regulares ao conteúdo do smartphone. Mantenha o bluetooth desligado sempre que este não é necessário. Mantenha o sistema operativo do smartphone e as apps atualizadas, verificando regularmente se existem novas atualizações. Desative a pré-visualização das mensagens, reduzindo os riscos da violação de privacidade. Instale software de limpeza remota de smartphones – como o Find My Phone ou o Android Device Manager - que permite localizar o telemóvel e remotamente apagar todo o seu conteúdo, em caso de roubo.

O que é o correio eletrónico?

O correio eletrónico ou e-mail é a principal forma de comunicação através da Internet. Ao permitir a troca de mensagens escritas e de anexos em vários formatos (documentos, imagens, vídeos, etc), o e-mail tornou-se a ferramenta de comunicação mais utilizada em todo o mundo. Uma das vantagens do e-mail é a de poder enviar uma mensagem para múltiplos destinatários. Para utilizar o e-mail necessita apenas de ter acesso à Internet e registar-se num servidor de e-mail, muitos dos quais são gratuitos (Gmail e Sapo, por exemplo).

Quais os riscos de utilizar o e-mail?

Um dos principais riscos da utilização do correio eletrónico é a propagação de vírus informáticos e infeção dos computadores ou dispositivos móveis. Entre as várias formas de propagação de vírus via e-mail contam-se as mensagens não solicitadas de correio electrónico (spam) com malware em links do e-mail ou anexado.

Como utilizar o e-mail de forma segura?

A utilização segura do correio eletrónico passa por várias medidas de prevenção e por uma série de cuidados a ter quando usa este serviço. Em primeiro lugar, mantenha uma aplicação antivírus atualizada e sempre ativada. Muito deste software combate igualmente o malware e spyware. Ative o filtro de spam na sua conta de e-mail e verifique regularmente a pasta de spam, uma vez que algumas mensagens poderão ser classificadas erradamente como spam por parte do sistema. Verifique a veracidade dos conteúdos que recebe no seu e-mail, e não alimente correntes de e-mail. Não execute nem descarregue programas de origem desconhecida. Mantenha a firewall do seu sistema ativa. Ative a firewall do seu sistema.

O que são apps?

As aplicações (mais vulgarmente designadas por apps) são programas desenhados para smartphones e tablets que proporcionam aos utilizadores funções específicas desde ferramentas de auxílio à produtividade até serviços de entretenimento, por exemplo jogos. A instalação de apps é bastante fácil, bastando aceder a um mercado de apps e descarregar e instalar a aplicação. Muitas apps são gratuitas.

Quais os riscos de utilizar apps?

A instalação e utilização de apps podem acarretar riscos caso não tome as devidas precauções. Apenas deve descarregar e instalar as apps de fontes oficiais, evitando o download de aplicações que podem conter códigos maliciosos e ameaçar a sua segurança e privacidade. Deverá ter em conta que o uso e instalação de apps requer ligação à Internet, o que poderá implicar custos elevados se utilizar a ligação de dados em vez de uma ligação Wi-Fi. Tenha atenção ao facto de que, apesar de muitas apps serem gratuitas, algumas contêm a possibilidade de compras dentro das aplicações (algo comum, por exemplo, nos jogos).

Como utilizar as apps de forma mais segura?

Existem vários procedimentos que pode adotar para aumentar a segurança na utilização de apps. Em primeiro lugar, apenas faça o download de apps a partir dos mercados oficiais e legítimos. Verifique também a credibilidade dos criadores da aplicação. Mantenha o seu smartphone ou tablet protegido com um antivírus atualizado. Atualize as apps com regularidade, uma vez que as atualizações servem muitas vezes para corrigir erros detetados nas apps. Leia atentamente as permissões solicitadas pelas aplicações e verifique se estas não são abusivas.

O que são o Bluetooth, Wi-Fi e NFC?

O Bluetooth, o Wi-Fi e o NFC são tecnologias de conexão de dispositivos móveis e periféricos sem recurso a cabos de ligação.

O Bluetooth é um protocolo de comunicação que conecta diferentes aparelhos eletrónicos sem fios como, por exemplo, telemóveis, computadores, televisores, câmaras digitais, ratos, teclados, impressoras e auriculares. Com a explosão registada na tecnologia móvel, o sistema Bluetooth passou a integrar todos os smartphones, portáteis e tablets e tornou-se a forma de ligação universal a dispositivos periféricos.

O Wi-Fi (abreviação de Wireless Fidelity) ou wireless, é uma tecnologia de comunicação que não requer cabos de ligação, recorrendo a ondas rádio ou infravermelhos. O wireless apenas requer o alcance e acesso a uma rede wi-fi, que pode ser privada ou pública (hotspot). Há que ter em atenção que nem todas as redes wireless são de acesso gratuito. É comum os cafés ou restaurantes terem uma rede wi-fi protegida com senha, a qual é necessário solicitar junto dos funcionários do estabelecimento.

O NFC (Near Field Communication) é uma tecnologia mais recente que permite a transferência de dados entre dispositivos que se encontram próximos ou encostados (emparelhamento). Apesar de não ser muito mencionada, esta tecnologia está presente, por exemplo nos cartões de transporte e de entrada.

Quais os riscos de utilizar Bluetooth, Wi-Fi e NFC?

Estas ferramentas de comunicação entre dispositivos acarretam alguns riscos, nomeadamente a possibilidade de o nosso dispositivo móvel ser invadido ou ser alvo de ataques de phishing. Se mantiver as funcionalidades de Wi-Fi, Bluetooth ou NFC ativas poderá ser vítima de roubo de dados ou de envio de ficheiros maliciosos, como vírus, malware ou spyware. As redes Wi-Fi públicas são muitas vezes utilizadas para ataques de phishing.

Como utilizar Bluetooth, Wi-Fi e NFC de forma mais segura?

A principal medida a tomar para utilizar estas tecnologias de forma mais segura é desligá-las sempre que não necessita delas, o que não só aumenta a segurança como reduz o consumo de bateria e recursos do seu dispositivo móvel. No caso do Bluetooth, quando o estiver a utilizar recorra ao modo oculto (hidden) em vez do visível para todos (show to all). Lembre-se que as redes de Wi-Fi públicas têm maiores riscos de segurança pelo que nunca as utilize para aceder a serviços de homebanking ou outros sistemas de pagamento.

O que são o SMS, MMS e IM?

O SMS (Short Message Service – Serviço de Mensagens Curtas) é o mais antigo serviço de envio de mensagens desenhado para telemóveis – foi criado em 1992. As mensagens estão limitadas a 140 carateres, embora atualmente os telemóveis permitem o envio de mensagens mais longas, dividindo-as em várias partes.

Mais tarde, foi criado o MMS (Multimedia Message System – Sistema de Mensagens Multimédia), um serviço que permite a integração de imagens, vídeo e áudio às mensagens de texto.

O IM (Instant Messaging – Mensagens Instantâneas) é uma evolução das salas de conversação (chat), permitindo a troca de mensagens imediatas, funcionando como um serviço de chat individual entre dois ou mais utilizadores.

Quais são os riscos de utilizar estes serviços?

Estes serviços apresentam riscos semelhantes aos da utilização do e-mail, nomeadamente a possibilidade de receber spam, ser vítima de phishing através de mensagens alegadamente de entidades credíveis solicitando informações pessoais, existe também o risco de, inadvertidamente, aderir a um serviço de mensagens pagas, onde recebe conteúdos de uma determinada entidade, sendo-lhe imputado um custo diário, semanal ou mensal.

Que medidas adotar para tornar a utilização mais segura?

Tal como para a utilização de outros serviços e/ou tecnologias, existem vários passos que pode dar para minorar os riscos na utilização do SMS, MMS ou IM. Por exemplo, evite fornecer o seu contato telefónico a desconhecidos, não responda a mensagens de remetentes desconhecidos, seja bastante cauteloso quanto à aquisição de serviços e/ou produtos por SMS (geralmente este tipo de ofertas são serviços de valor acrescentado que obrigam a efetuar pagamentos), não aceite encontrar-se com utilizadores que acabou de conhecer através destes canais, não abra ficheiros, nem aceda a sites enviados por desconhecidos, registe as sessões de conversação (a maioria das aplicações de IM permitem ao utilizador gravar as conversas com vários participantes).