#QUEROPORTUGALMAISDIGITAL

VOLUNTÁRIOS MUDA

Sabias que muitos portugueses nunca utilizaram a internet?
Olha à tua volta! De certeza que tens pessoas na tua família que nunca enviaram um e-mail, não estão nas redes sociais ou ainda recebem as faturas em papel. Tu podes ajudar!
O futuro muda contigo!

Torna-te um voluntário MUDA. Inscreve-te já!

Eu Quero Ser Voluntário MUDA!

Podes ajudar já!

Partilhamos um conjunto de informação que explica as vantagens para os novos utilizadores digitais ou para pessoas que utilizam pouco a internet. Os exemplos criados, e que podes consultar abaixo, permitem percorrer os principais passos para ligares os teus familiares e pessoas mais próximas ao teu mundo digital.

A pessoa a ajudar... Já utiliza a internet?

img
img

Correio eletrónico

O correio eletrónico é uma forma de comunicar e permite enviar e receber mensagens. Explica como pode ser usado: criar um email, enviar um email, pesquisar dentro do email, etc.

Comunicar com outros

Hoje em dia é possível comunicar à distância. Se tem família ou amigos no estrangeiro, por exemplo, já não há a preocupação com tarifas a pagar para ligar ou com o roaming. Através de redes sociais e serviços de mensagens, podes contactar através de chamada, vídeo-chamada ou mensagem, sem quaisquer custos ou complicações. Também podes conversar com as pessoas que mais gostas em grupo, ou com pessoas com quem partilhas interesses em comum. Partilha este vídeo tutorial para explicar as vantagens. Propõe o SkypeWhatsApp ou Messenger do Facebook.

Acesso a mais informação

Através do Google e outros motores de pesquisa, é possível aprender e obter resposta a todas as dúvidas que se tenha. Aqui podes pesquisar, aprender, estar a par do que se passa no mundo e comparar e cruzar informações para estares mais informado e esclarecido, sem ter de sair de casa.

Redes Sociais

As redes sociais permitem estar em contacto com todos os familiares ou pessoas que tenham os mesmos interesses. Basta criar uma conta no FacebookInstagram ou WhatsApp, por exemplo.

Testa os conhecimentos e nível digital

O primeiro passo é testar o nível digital de quem estás a ajudar. Pede para fazer o Quizz MUDA. No final do Quiz a pessoa irá obter uma pontuação global e uma pontuação pelas 4 áreas de competências digitais: Informação, Comunicação, Serviços online e Compras online. Se alguma destas áreas estiver abaixo da média, deves ajudar a desenvolver estas competências.

Fatura Eletrónica

Lá em casa ainda há faturas em papel?


Ajuda a reduzir o papel que não é importante. Partilha este vídeo tutorial para dares a conhecer as vantagens de optar pelas faturas eletrónicas. Para além de estares a proteger o ambiente ao gastar menos papel, tens mais organização das despesas e faturas, visto que tudo se concentra na caixa de correio eletrónico. Nunca mais poderás dizer que não encontras as faturas do mês passado! Ajuda a consultar os sites dos fornecedores habituais e pede para passar a receber as faturas em formato digital.

Banca Eletrónica

A pessoa que estás a ajudar ainda vai ao balcão do seu banco?


Hoje em dia todos os Bancos têm aplicações de homebanking para tratar de vários tipos de serviços e transações, sem ter que ir para as filas ou sair de casa. Podes fazer transferências, pagamento de serviços e compras de forma rápida e simples, a qualquer hora do dia. E podes consultar também os extractos, créditos e cartões. Partilha o vídeo tutorial das vantagens da Banca Eletrónica. Primeiro, ajuda a criar acesso online, a aceder aos sites dos bancos ou a baixar as aplicações móveis.

Compras Online

Mostra as vantagens de comprar online. Partilha o vídeo tutorial que mostra as vantagens de comprar online. A partir do computador ou do smartphone podes fazer compras nas tuas lojas favoritas. Encomenda online as tuas compras, seja supermercado, lojas de roupa, tecnologia, tudo o que precisas e receberás em casa ou no local que te seja mais conveniente. Simples e cómodo.

Usar os Serviços do Estado

Tendo acesso a Internet, podes evitar idas desnecessárias ou que demorem eternidades na Loja do Cidadão ou outro serviço do Estado. Consulta o site do Portal do Cidadão e agenda ou preenche a documentação necessária. Hoje em dia o Estado tem vários serviços online disponíveis. Podes consultar os tempos de espera no teu centro de saúde antes de sair de casa, agendar uma consulta, acesso à Segurança Social, Apoio Social, serviços do Registo Civil ou Empresarial, etc. E ainda podes preencher o IRS no Portal das Finanças, sem ter que sair de casa.

Proteja-se de qualquer inconveniente da Internet

Tal como no mundo físico, temos de estar atentos ao que nos rodeia no mundo digital. A internet é um mundo e por isso é necessário ter alguns cuidados ao disponibilizar os seus dados pessoais na internet ou a indicar os números dos seus cartões bancários. Esteja sempre em alerta aos ataques de phishing ou aos emails de SPAM, bem como aos perfis falsos nas redes sociais.

Perguntas Mais Frequentes

Consulta as nossas Perguntas Mais Frequentes para poderes explicar alguns conceitos de uma forma simples.