PORTUGUESES PODEM AGORA UTILIZAR A CHAVE MÓVEL DIGITAL NOS SITES DAS EMPRESAS E DO ESTADO

11-07-2018

PORTUGUESES PODEM AGORA UTILIZAR A CHAVE MÓVEL DIGITAL NOS SITES DAS EMPRESAS E DO ESTADO

Afirmam os representantes das organizações reunidas em conferência organizada pela AMA – Agência para a Modernização Administrativa em parceria com o MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa

A Conferência Chave Móvel Digital: Consumidores, Empresas e Estado organizada pela AMA – Agência para a Modernização Administrativa em parceria com o MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa, reuniu no Palácio Foz, em Lisboa, diversos especialistas do sector público e do setor privado que debateram o impacto da adoção da Chave Móvel Digital pelos consumidores, pelas empresas e pelo Estado. Perante uma audiência de profissionais dos mais variados sectores, interessados em conhecer as mais recentes tendências e as opções estratégicas, a conferência foi estruturada em três momentos, tendo sido feita inicialmente uma apresentação do Estudo “Digital by Default: Impactos Económicos em Portugal”, seguida pelo primeiro painel que debateu os casos práticos e o impacto da Chave Móvel Digital na Administração Pública e no último debate foi explorado o impacto e os casos práticos da Chave Móvel nas Empresas.

 

Foram vários os testemunhos apresentados pelos especialistas que estiveram reunidos em Lisboa, para o desenvolvimento de uma sociedade e de uma economia em Portugal baseadas no conceito “Digital by Default”, dos quais realçamos alguns apontamentos dos vários oradores presentes:

 

  • Durante o primeiro ano do MUDA o nosso esforço foi para mudar Portugal e tornar os portugueses mais digitais. Atualmente contamos com 32 parceiros e mais de 5 mil contactos. Ao longo de cinco meses, tivemos o Roadshow MUDA, que percorreu o país para levar a digitalização a todos os portugueses, e contámos também com mais de 30 participações televisivas em direto a partir do Roadshow. Em termos gerais, no último ano foram mais de 15 mil as pessoas que passaram pelo Roadshow MUDA e conseguimos impactar mais de 1 milhão de pessoas. Este ano pretendemos continuar a mudar Portugal.

Alexandre Nilo Fonseca, Diretor Executivo do MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa

  • Há mais de 3 anos que temos estado a trabalhar ativamente na Chave Móvel Digital. A nossa preocupação desde o início é ter uma ferramenta digital com utilidade e uma rede ampla de utilização. Começámos pela integração desta chave nas entidades publicas, hoje em dia são mais de 50 os portais públicos a utilizar a Chave Móvel Digital. Desde abril, que a Chave Móvel Digital tem a assinatura digital integrada. Hoje é um dia muito feliz, porque este é o caminho que nós queremos, alargarmos a utilização da Chave Móvel Digital ao setor privado. As parcerias público-privadas são muito importantes. Certamente que teremos mais oportunidades de dar vantagem aos cidadãos e clientes.

Graça Fonseca, Secretária Adjunta e da Modernização Administrativa

 

  • O Digital by Defaultrepresenta uma mudança na cultura organizacional que deixa de privilegiar os canais tradicionais, antes priorizando os canais digitais. Contudo, uma estratégia Digital by Defaultnão é apenas uma estratégia de e-governement. Numa lógica Digital by Defaultos serviços públicos devem estar disponíveis online, correr em dispositivos moveis, ser acessíveis e fáceis de usar (user experience) e oferecer valor acrescentado (value for Money). O cálculo do impacto económico da adoção de uma estratégia Digital by Default em Portugal dependerá do nível de integração e maturidade da estratégia. Se considerarmos a implementação uma estratégia Digital by Defaultcom integração horizontal, estimamos uma poupança de 428 milhões de euros por ano para a administração pública.

Rui Coutinho, Executive Director, Center for Business Innovationda Porto Business School

 

  • A administração publica está a modernizar-se a um ritmo acelerado e a AMA tem desempenhado um papel central como catalisador de várias mudanças e inovações através da simplificação e participação, atendimento customizado e transformação digital dos processos. Fazemos uma abordagem da transformação digital a 5 níveis: identificação eletrónica, interoperabilidade, dados abertos, pontos únicos de contacto e Digital by Default. A Chave Móvel Digital entra na primeira fase de identificação eletrónica e é transversal aos restantes níveis.

Pedro Sila Dias, Presidente do Conselho Diretivo da AMA – Agência para a Modernização Administrativa

 

  • A Chave Móvel Digital é utilizada em três ferramentas na área da saúde: área do cidadão, MY SNS e Prescrição Eletrónica Publica. Contudo, as pessoas não estão sempre sensíveis para a utilização digital, nós temos que encontrar formas que motivem esta utilização. No caso dos médicos, eu diria que deveria ser tornada obrigatória a utilização digital, para que também estes fossem um exemplo a seguir.

Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde

 

  • Portugal entrou muito rapidamente na adoção de medidas digitais, contudo há que desejar aderir a essas mudanças. Nesse sentido, potenciar a adesão dos cidadãos é essencial. Existem alguns fatores que incentivam a adoção de tecnologias como: ter utilidade, conhecer, perceber, ariscar a utilização, ganhar mais usando do que não usando. O apoio inicial que o MUDA e a AMA estão a fazer é essencial.

Helena Monteiro, Professora do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa ISCSP – UL

 

  • Criámos um plano digital de ação para uma justiça mais próxima e mais eficiente. Justiça. Gov é uma plataforma que pretende fazer com que os cidadãos conheçam os serviços mais facilmente, de forma mais eficiente e com níveis maiores de adesão. O justiça.gov tem diversos serviços, dos quais destacamos três aos quais é possível aceder com a Chave Móvel Digital: registo criminal; certidão judicial eletrónica; consulta de processos executivos. Apesar de termos vários serviços disponíveis, estes são pouco utilizados, é necessário que sejam inclusivos e que as pessoas reconheçam a utilidade dos produtos. É importante monitorizar os processos para perceber se as pessoas conseguem concluir os processos e se existe uma boa taxa de conclusão efetiva.

Pedro Tavares, Diretor de Comunicação do Gabinete da Ministra da Justiça

 

  • Uma peça central, por termos o cliente no centro do nosso trabalho, é a vertente do digital. A Chave Móvel Digital pode agora ser o método para entrar em todas as áreas do site sem que seja necessário nenhum um novo registo. Com este tipo de serviços acreditamos que estamos a contribuir para uma sociedade mais digital e inclusiva.

Gustavo Monteiro, Administrador da EDP Comercial

 

  • Hoje 2/3 das interações dos nossos clientes são realizadas através do suporte digital. A MEO foi a primeira empresa em Portugal a disponibilizar a Chave Móvel Digital no setor privado. Os nossos clientes já podem utilizar a Chave Móvel Digital nos nossos serviços. Estes processos podem trazer poupança e melhor serviço para os nossos clientes.

João Epifânio, Administrador da MEO

 

  • Para além da Chave Móvel Digital temos um conjunto de ferramentas que estamos a tentar dinamizar para o digital. Tivemos a promoção da Chave Móvel Digital dentro da empresa junto dos nossos colaboradores e agora vamos divulgar junto dos nossos clientes. Para além da Chave Móvel Digital, que vamos implementar, o desafio é muito maior e queremos alcançar através do digital por exemplo, a formalização do contrato de crédito, a atualização dos dados dos clientes, a recolha de dados nos processos e a desmaterialização dos processos.

Rosa Santa Bárbara, Diretora Coordenadora da Direção Banca Direta d