Torne a sua vida mais digital

01-09-2017

Torne a sua vida mais digital

O Movimento pela Utilização Digital Ativa (MUDA), criado por um conjunto de empresas de relevo da economia nacional, e pelo Estado Português com o objetivo de criar as competências para os novos produtos e serviços digitais

A Internet tornou-se, aos dias de hoje, um valor adquirido nas sociedades, como o acesso à eletricidade e água, tornado ainda mais importante pela proliferação de smartphones e das redes sociais, que transformaram o dia a dia das pessoas, trazendo consigo novas forma de comunicar, estudar, trabalhar, comprar e até mesmo de se relacionarem com o Estado. Em Portugal, se por um lado acompanhámos essa tendência mundial e se registou uma grande evolução em termos de oferta de serviços online e de infraestruturas digitais, por outro os utilizadores não aderiram tão rapidamente aos serviços disponibilizados, fazendo ainda uma utilização primordialmente associada ao e-mail, redes sociais, consulta de notícias e visualização de vídeos e/ou audição de música.

Existe ainda um outro importante fator a ter em consideração nesta análise, e que consiste na ligação direta entre o nível de utilização de tecnologias de informação e a competitividade das respetivas economias, não surpreendendo assim que os países do norte da Europa registem o melhor desempenho entre os seus pares da União.

À medida que avança de forma inexorável a digitalização da economia, transformando
modelos de negócio estabelecidos em todos os setores, criam-se inúmeras oportunidades para apresentar novos produtos e serviços digitais, sendo essencial criar as competências para que existam profissionais capazes de as concretizar.

É este o contexto em que surge o Movimento pela Utilização Digital Ativa (MUDA), criado por um conjunto de empresas de relevo da economia nacional, e pelo Estado Português. O MUDA visa dar a conhecer o estado atual de utilização da Internet e dos serviços digitais e contribuir de forma positiva para aumentar a sua utilização, assim como, globalmente, a utilização básica da Internet pela população portuguesa, apoiando também a evolução da legislação para que esta seja mais favorável à atual realidade digital. Foi também criado um Quiz específico, em MUDA, que permite avaliar o nível de literacia digital.

As áreas de atuação do MUDA são as seguintes:

Acesso Digital | Garantir o acesso dos cidadãos aos serviços digitais das empresas e do Estado;
Comércio Digital | Permitir que os cidadãos possam comprar produtos e serviços através da internet;
Comunicação Digital | Permitir aos cidadãos a comunicação por via digital;
Literacia Digital | Permitir aos cidadãos conhecer e utilizar as tecnologias digitais;
Etiqueta Digital | Assegurar que os cidadãos conhecem e desenvolvem uma conduta digital
apropriada;
Legislação Digital | Assegurar a responsabilidade pelos atos e compromissos efetuados
digitalmente;
Liberdade Digital | Garantir direitos e liberdade de expressão na internet para todos os
cidadãos;
Saúde Digital | Garantir o acesso a serviços de saúde por via digital;
Segurança Digital | Assegurar que os cidadãos se possam sentir seguros quando utilizam a
internet.

E está em fase de criação uma rede de espaços MUDA – constituída pelos milhares de lojas e balcões dos parceiros, onde os cidadãos poderão também desenvolver os seus conhecimentos e ser desafiados para avançar na literacia digital.

Para que Portugal possa elevar a sua competitividade económica, fenómenos de exclusão ou que perpetuem uma situação de desigualdade devem ser endereçados. Empresas, indivíduos e o Estado devem unir-se para, globalmente, elevar a literacia digital e utilização de serviços online de toda a população, contribuindo desta forma para uma sociedade mais inclusiva, participativa e para uma economia mais forte e competitiva.
A MUDAnça começa em si!

Publicado, inicialmente, em BRIEFING, na edição impressa de Setembro. Artigo de Opinião de Alexandre Nilo Fonseca, director executivo do MUDA – Movimento por uma Utilização Digital Activa.