MUDA nasce para tornar os portugueses cidadãos mais digitais

16-05-2017

MUDA nasce para tornar os portugueses cidadãos mais digitais

O MUDA - Movimento pela Utilização Digital Ativa, foi formalmente apresentado no 15 de Maio, na sede da EDP, e surge com o objetivo de promover a cidadania digital ativa dos portugueses.

A sessão contou com a presença dos presidentes das entidades parceiras que integram este movimento – Banco BPI, Caixa de Crédito Agrícola, DNS.PT, EDP, Fidelidade, Google, MEO, Microsoft, Millenium BCP, Multicare, NOS, Ok Teleseguro, Santander Totta, SAPO, Vodafone, Agência para a Modernização Administrativa (AMA), Católica Lisbon School of Business and Economics, NOVA School of Business and Economics e Porto Business School. A iniciativa conta ainda com o Alto Patrocínio de Sua Excelência, o Presidente da República.

No decurso da sessão de apresentação pública do Movimento, Luís Ferreira Lopes, Assessor da Presidência da República para as Empresas e a Inovação, começou por sublinhar a coincidência do evento com a divulgação de importantes indicadores macroeconómicos: “Tivemos mais e melhores indicadores, os quais esperamos que sejam sustentados relativamente ao crescimento da economia”. Numa mensagem deixada por Marcelo Rebelo de Sousa, revelou ainda que esta iniciativa vai “permitir ao país queimar etapas nas alterações que ocorrem a um ritmo vertiginoso” destacando que “é preciso mudar hábitos e mentalidades”.

Alexandre Nilo Fonseca, diretor executivo do MUDA, sublinhou que «este movimento nasce da fusão de vontades dos mais diversos sectores e é uma iniciativa não para os próximos meses, mas para os próximos anos».

A estratégia do MUDA assenta em nove pilares da cidadania digital: acesso, comércio, comunicação, literacia, etiqueta, legislação, liberdade, saúde e segurança, áreas estratégicas de atuação para a promoção do acesso à internet, junto dos portugueses.

Foi com este pressuposto que os representantes de 12 das entidades promotoras do MUDA subiram ao palco para a assinatura formal do protocolo, realizada digitalmente com o auxílio de Microsoft Surface, recorrendo ao Cartão de Cidadão e assinatura digital.