Digital By Default deve ser uma prioridade para o país

17-11-2017

Digital By Default deve ser uma prioridade para o país

O Muda, a PBS e a AMA promovem um debate sobre a importância de um plano de ação por uma sociedade e economia mais digitais em Portugal.

O MUDA, Movimento por uma Utilização Digital Ativa, irá organizar em conjunto com a Porto Business School e a Agência para a Modernização Administrativa, uma conferência, focada no tema “Digital By Default”. Esta conferência tem como objetivo ser um fórum de discussão sobre os desafios de construir uma sociedade e economia verdadeiramente digitais em Portugal e o impacto dessa construção no governo, nas empresas e nos consumidores. Assim, ao longo da manhã, vários oradores convidados, de diferentes nacionalidades e áreas de negócio, irão debater a importância da necessidade de uma transformação digital em todas as dimensões sociais e económicas.

Considerando o panorama português e olhando para um horizonte temporal de 10 anos, é possível identificar uma onda importante de digitalização da administração pública e da sua relação com os cidadãos, bem como uma revolução equivalente na relação entre o sector privado e os consumidores. A revolução digital nos serviços públicos e privados que teve lugar em Portugal permite hoje assegurar um nível notável de oferta de serviços digitais, e continua a inovar.

“Embora já tenham sido desenvolvidas várias medidas para a digitalização, existem inúmeras oportunidades para tornar os serviços, produtos e processos ainda mais digitais. É necessário caminhar para uma digitalização by default e proporcionar ao governo, às empresas e aos consumidores todas as ferramentas necessárias para que consigam estar na liderança da transformação digital”, destaca Alexandre Nilo Fonseca, Diretor Executivo do MUDA.

Através desta conferência, o MUDA pretende iniciar um movimento para que o Estado e as empresas redefinam os seus processos tendo como base o pressuposto de “Digital by Default”. Não basta incentivar a participação dos portugueses no espaço digital e ajudá-los a tirar partido dos benefícios associados aos serviços digitais, é fundamental que o Estado contribua para esta mudança, com legislação que permita e estimule essa transição. As empresas e os cidadãos seguramente irão abraçar esta mudança.

A conferência “Digital By Default” decorre no dia 21 de novembro, das 10h00 às 13h00 e terá lugar no Auditório da Porto Business School. Para mais informações consulte o programa.